O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro em 1.753 municípios do Brasil, com mais de 4,3 milhões de candidatos inscritos. Os testes serão aplicados em aproximadamente 10 mil locais, como escolas e faculdades, que contarão com cerca de 140 mil salas. O local de prova já pode ser consultado no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na página do participante do Enem, no portal Gov.br.
Logística e segurança O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu, em setembro, um ciclo de reuniões técnicas regionais para capacitar equipes e alinhar as operações de logística e segurança. A aplicação das provas envolverá cerca de 10 mil coordenadas e mais de 300 mil colaboradores, incluindo fiscais de prova, assistentes, e profissionais especializados para atender candidatos com necessidades especiais.
Para garantir a segurança do exame, cerca de 9 milhões de provas impressas serão distribuídas em 65 mil malotes, utilizando 10,8 mil rotas de transporte em todas as 27 unidades da federação. Os Correios serão responsáveis pela entrega das provas e pela logística reversão dos cartões-resposta para correção.
Acessibilidade O Inep disponibiliza 65,7 mil atendimentos especializados, com recursos de acessibilidade como provas em Braille, leitura labial, mobiliário adaptado e intérpretes de Libras. Entre os mais de 115 mil recursos de acessibilidade disponíveis, também estão salas de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para lactantes.
Importância do Enem Criado em 1998, o Enem é uma avaliação do desempenho dos estudantes ao final do ensino médio. As notas do exame podem ser usadas para entrada em universidades brasileiras por meio de programas como o Sisu, ProUni e Fies, além de instituições de ensino superior em Portugal, com as quais o Inep mantém acordos.
O Enem é composto por 180 questões objetivas distribuídas em quatro áreas de conhecimento e uma redação. A aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) também é garantida.
Para mais detalhes, o edital do Enem 2024 está disponível no Diário Oficial da União.
*Agência Brasil