
A segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, para jovens de 15 a 17 anos, chegou ao fim no domingo (18), após intensas competições em ginástica rítmica e artística, natação, xadrez, futsal e basquetebol.
O evento, que começou no dia 1º deste mês, contou com a participação de mais de 3.500 estudantes-atletas de 55 municípios, marcando um crescimento considerável em relação ao ano anterior, quando foram registrados 2.939 participantes.
Nos torneios de basquetebol da 1ª divisão, Dourados brilhou, conquistando a medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino. No futsal, as vitórias na 1ª divisão foram para o time feminino de Três Lagoas e o time masculino de Campo Grande.
Geovana Costa Sangalli, de 17 anos, de Dourados, participou pela terceira vez dos Jogos Escolares na modalidade de basquetebol. Ela contou sobre sua experiência:
“Trabalhamos para os Jogos Escolares desde o início do ano. No ano passado, não conseguimos ganhar a Copa dos Campeões, mas agora, com vários amistosos e competições externas, conquistamos o título. É uma experiência muito enriquecedora, conhecemos novas pessoas e recebemos observações de olheiros para possíveis novas oportunidades”, afirmou Geovana. Ela também destacou o papel fundamental dos técnicos Rafael e Michelle: “Eles realizaram diversos cursos e sempre nos ofereceram o melhor treinamento possível.”
Rafael Yoshio Hirota, técnico dos times de basquetebol de Dourados, enfatizou a importância do evento:
“Os Jogos Escolares são essenciais para o início da carreira dos atletas. Eles oferecem a oportunidade de competir em um ambiente de alto nível, o que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento. Participar de eventos fora da própria cidade ajuda no amadurecimento do atleta, oferecendo novas experiências e desafios”, explicou Rafael.
O sucesso dos Jogos Escolares da Juventude de MS evidencia o avanço no esporte juvenil no estado e destaca o papel crucial desses eventos no desenvolvimento de futuros talentos.