
A partir desta segunda-feira (8), a Polícia Militar de Trânsito de Campo Grande passará a contar com um novo aliado para fiscalizar e multar os motoristas infratores da capital: um drone. Com o objetivo de tornar as ruas mais seguras, o dispositivo será utilizado para monitorar o tráfego.
O drone, que pode alcançar até 5 metros de altura, tem capacidade para identificar a placa e o condutor do veículo que cometeu a infração, conforme explicou o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Carlos Augusto Regalo. Ele destacou que o equipamento possui boa resolução de imagem, permitindo identificar diversas infrações, como conversões em locais proibidos, ultrapassagens em locais inadequados e uso de telefone celular durante a condução.
Os locais monitorados são indicados por placas de sinalização, e a aplicação das multas segue o mesmo procedimento dos agentes de trânsito. Após a identificação da infração, os dados são registrados no Sistema do Departamento de Trânsito por meio de um aplicativo no celular.
O objetivo principal do uso do drone é promover uma condução mais segura e defensiva, conforme ressaltou o comandante Regalo. Ele enfatizou a importância da fiscalização para a mudança de comportamento dos condutores, visando reduzir o número de acidentes e garantir um trânsito mais tranquilo e seguro para todos.
Nos dois primeiros meses deste ano, as autuações por infrações como estacionar em fila dupla e longe do meio-fio aumentaram significativamente em comparação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Polícia Militar de Trânsito. Essa nova tecnologia é vista como uma forma de reduzir o número de acidentes e, consequentemente, os custos relacionados, conforme apontou o coordenador do Fórum de Mobilidade Mova-se, Miguel Ângelo.