
O jornalista português Sérgio Tavares anunciou nesta terça-feira (4) a estreia mundial de seu documentário “The Fake Judge”, que aborda a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O filme será lançado em maio de 2025 e tem como subtítulo “The story of a nation in the hands of a psychopath” (“A história de uma nação nas mãos de um psicopata”, em tradução livre). A produção é totalmente em inglês e tem como objetivo expor o que Tavares classifica como “ditadura imposta no Brasil”.
Segundo o jornalista, o documentário conta com depoimentos exclusivos de diversas figuras políticas e da imprensa, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro; os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Bia Kicis (PL-DF); o senador Eduardo Girão (Novo-CE); além dos jornalistas Michael D. Shellenberger, Allan dos Santos, Paulo Figueiredo, Oswaldo Eustáquio e Karina Michelin.
A produção também inclui relatos de participantes dos atos de 8 de janeiro que buscaram exílio na Argentina e na Itália, advogados do ex-deputado Daniel Silveira, a juíza aposentada Ludmilla Grilo e o cacique Sererê.
Com estreia prevista para maio do próximo ano, “The Fake Judge” promete levantar debates sobre a atuação do STF e os impactos das decisões de Alexandre de Moraes na política brasileira.