
A Prefeitura de Campo Grande disponibiliza um novo serviço para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Por meio da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Secretaria Municipal de Saúde (CCEV/Sesau), foi lançado o Disk-Dengue, um canal telefônico para receber denúncias sobre possíveis focos do mosquito, especialmente em imóveis desabitados.
O Disque-dengue oferece duas formas de contato: por ligação para o número (67) 2020-2074 e também pelo aplicativo Whatsapp, no número (67) 99230-2359. A novidade visa facilitar e dinamizar o processo de denúncias, permitindo que os cidadãos relatem possíveis focos do mosquito de forma rápida e eficiente.
Através do Whatsapp, os usuários podem enviar fotos e vídeos dos locais denunciados, que serão utilizados como prova documental pelas autoridades responsáveis. Após receber a denúncia, a equipe da CCEV/Sesau irá tomar as devidas providências e informar ao cidadão sobre as ações realizadas ou que serão realizadas.
É importante ressaltar que não é necessário se identificar para fazer a denúncia, porém, denúncias falsas podem acarretar em responsabilização cível e criminal. Desde o início do ano, mais de 2 mil denúncias já foram recebidas, sendo que mais da metade delas já foram resolvidas pela equipe responsável, contribuindo para a redução dos riscos de proliferação do mosquito e protegendo a saúde da população.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.