
Neste sábado (13), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Campo Grande, 14 unidades de saúde estarão abertas o dia todo, além de pontos itinerantes em dois shoppings e na Aldeia Urbana Marçal de Souza, no Tiradentes, para atender a população.
O município iniciou a vacinação contra a Gripe em 21 de março, antecipando o calendário nacional. A expectativa é imunizar pelo menos 90% do público prioritário, estimado em cerca de 300 mil pessoas. Inicialmente, a campanha vai até 31 de maio, conforme cronograma do Ministério da Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destaca a importância da vacinação. “É fundamental que as pessoas dos grupos prioritários busquem a vacinação. A vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, reduzindo o agravamento da doença, internações e óbitos”, ressalta.
A vacina disponibilizada pelo SUS é eficaz contra três tipos de cepas de vírus: A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09, A/Thailand/8/2022 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme normativa da Anvisa.
Além das unidades de saúde, haverá vacinação nos shoppings Norte Sul Plaza e Pátio Central, além do Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena.
Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, professores, entre outros.