
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) está intensificando esforços nesta semana para realizar quase 3 mil exames práticos e atender a demanda de candidatos que iniciaram o processo de habilitação entre 2019 e 2023. A ação tem como objetivo evitar que essas pessoas precisem reiniciar o procedimento devido ao prazo limite estabelecido pela Senatran, que se encerra em 31 de dezembro de 2024.
No último sábado (21), 300 exames da categoria B (carro) foram realizados. De segunda a quinta-feira, estão programados 600 exames diários para a mesma categoria. Na sexta-feira (27), será a vez das categorias A (moto), com 400 vagas, e C, D e E (categorias profissionais), com 150 agendamentos. Encerrando o cronograma, no sábado (28), serão aplicados mais 300 exames da categoria B.
De acordo com o Detran-MS, a média diária de exames em situações normais é de 150, o que destaca o esforço adicional do órgão para atender a alta demanda.
A Gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, Lina Zeinab, explicou que o aumento no número de vagas é uma tentativa de evitar que os candidatos precisem abrir um novo processo. “Estamos fazendo um esforço grande para que as pessoas que estão na fase final do processo da primeira habilitação consigam agendar as aulas e fazer a prova, sem a necessidade de abrir um novo processo. É o maior número de provas práticas já disponibilizadas pelo Detran em apenas um dia”, ressaltou.
O Detran-MS vem alertando os candidatos ao longo do ano sobre o prazo, orientando-os a concluir as aulas e provas necessárias. Aqueles que não finalizarem o processo precisarão iniciar um novo e refazer todas as etapas para conquistar a habilitação.
Com informações da comunicação do Detran/MS