Detran de Mato Grosso do Sul abre inscrições para o Programa “Vencendo o Medo de Dirigir”

Compartilhe:
Foto: Detran MS

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) anunciou a abertura de inscrições para o Programa Vencendo o Medo de Dirigir, que acontecerá em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Esse programa, com mais de 15 anos de existência, já beneficiou mais de 20 mil pessoas.

As inscrições estarão disponíveis exclusivamente no site do Meu Detran-MS, de 24 a 31 de julho. Os interessados devem acessar a seção ‘Educação’, em seguida, ‘Programas e Projetos de Educação para o Trânsito’ e, por fim, selecionar a opção ‘Vencendo o Medo de Dirigir’.

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição dos candidatos, sendo que os primeiros a se inscreverem terão prioridade na classificação.

Andrea Moringo, diretora de Educação do Detran-MS, explica que o edital está sendo lançado para avaliar a demanda por esse tipo de atendimento. O Programa Vencendo o Medo de Dirigir tem proporcionado ao longo dos anos a realização do sonho de dirigir sem medo para muitas pessoas.

Podem participar do programa indivíduos habilitados ou em processo de habilitação, desde que tenham medo e/ou fobia de dirigir em vias públicas e que não tenham sido considerados permanentemente inaptos para conduzir veículos pela junta médica e/ou psicológica do Detran-MS.

O programa terá início em agosto de 2023 e se estenderá até novembro do mesmo ano. Serão realizados encontros semanais com alunos do Estágio de Saúde do Curso de Psicologia da Clínica Escola de Psicologia da UCDB.

Em agosto, o primeiro encontro ocorrerá na sede do Detran, onde os participantes terão sessões de psicoterapia em grupo. Esse momento será importante para conhecer, avaliar e acompanhar as necessidades de cada participante, bem como identificar os tipos de fobias e dificuldades que enfrentam ao conduzir um veículo automotor. Além disso, haverá terapia de enfrentamento para auxiliar no processo.

O programa disponibiliza 100 vagas e ainda oferece mais 20 vagas para o cadastro reserva. Caso algum selecionado desista ou seja desligado durante o desenvolvimento do projeto, será convocado um novo candidato de acordo com a ordem da lista de cadastro reserva. Dúvidas e mais informações podem ser esclarecidas através do e-mail [email protected].