Detentos transformam pallets em móveis para pequenos produtores da CEASA/MS

Compartilhe:
Divulgação

Detentos do Estabelecimento Penal de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, converteram 150 pallets descartados em 25 balcões para pequenos produtores da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), em um projeto colaborativo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A ação, que busca promover sustentabilidade e reintegração social, contou com a parceria da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), que administrará os módulos de vendas no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF), onde os balcões serão utilizados.

O projeto de marcenaria, coordenado pela Agepen, incluiu a fabricação de balcões com duas gavetas e espaço funcional para o atendimento e controle de vendas dos produtores. Rodrigo de Oliveira Xavier, da Diretoria de Administração da CEASA/MS, explica que a madeira utilizada é proveniente de pallets utilizados anteriormente para transporte de mercadorias e que, uma vez descartados, foram reutilizados no projeto sustentável. Os móveis foram confeccionados no primeiro semestre de 2024 e têm entrega programada para o próximo dia 27 de novembro, coincidindo com uma visita técnica da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento) à CEASA/MS.

Segundo Claudio Reis Alviço, diretor do Estabelecimento Penal de Aquidauana, cinco internos trabalham na produção dos móveis, onde um deles já possui experiência e os demais atuam como aprendizes. Este projeto integra as atividades de qualificação profissional desenvolvidas pela Agepen, que também incluem a reforma de móveis hospitalares, confecção de lajotas, reparo de viaturas e cultivo de hortas. O objetivo é contribuir para a reintegração social dos internos, ensinando habilidades que possam ser aplicadas após o cumprimento de suas penas.

Alviço explica que, além de reduzir reincidências criminais, as atividades incentivam a educação ambiental por meio do reaproveitamento de materiais, como pallets, e possibilitam geração de renda, quando os móveis são vendidos.

*Assessoria de imprensa