
O programa Desenrola Pequenos Negócios inicia nesta segunda-feira (13) a renegociação de dívidas bancárias para Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas. As dívidas não pagas até 23 de janeiro de 2024 podem ser negociadas com descontos de até 90%.
O programa, fruto de parceria entre bancos associados à Febraban, o Ministério da Fazenda e o Ministério do Empreendedorismo, oferece condições especiais de renegociação até 31 de dezembro de 2024. Para participar, basta entrar em contato com a instituição financeira pela internet, aplicativo, agência ou central de atendimento.
O Desenrola Pequenos Negócios integra o programa Acredita Brasil, do governo federal, que busca fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o crescimento econômico. MEIs e MPEs podem procurar seus bancos para iniciar a negociação, com condições definidas pelas instituições financeiras.
As negociações visam dívidas bancárias até 23/01/2024 e não possuem prazo para encerramento. Não são todos os bancos que participam, mas caso o banco da empresa não esteja no programa, é possível renegociar ou fazer portabilidade da dívida.
Os benefícios incluem descontos de 40% a 90%, retomada de crédito e formalidade empresarial, além do aumento do capital dos bancos para concessão de empréstimos, sem custos ao governo em 2024.
Quais os cuidados?
- As empresas devem buscar informações dentro dos canais oficiais dos bancos que aderirem ao programa.
- Não devem ser aceitos quaisquer ofertas de renegociação que ocorram fora das plataformas dos bancos.
- Caso desconfie de alguma proposta ou valor, entre em contato com o banco nos seus canais oficiais.
- A Febraban alerta para que não sejam aceitas propostas de envio de valores a quem quer que seja, com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas.
- Somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o cidadão pode ter os valores debitados de sua conta
,nas datas acordadas.