Um homem de 65 anos, pedreiro e morador do Bairro Nova Lima, em Campo Grande, está internado desde quarta-feira (03) no Centro Regional de Saúde Dr. Gunter Hans, no Bairro Nova Bahia. Ele precisa ser transferido para a Santa Casa para tratar um ferimento na mão, mas ainda aguarda uma vaga.
Os familiares do idoso estão desesperados e procuram ajuda da imprensa. Eles alegam que os médicos não estão dando a devida atenção ao caso, mesmo com o risco de ele perder parte da mão devido à necrose. “Meu pai está na UPA Nova Bahia, aguardando vaga para a Santa Casa para fazer uma cirurgia pois está correndo risco de perder a mão. Os médicos não estão dando importância porque ele não está correndo risco de vida. É revoltante, pois falo que ele vai perder a mão dele, e eles dizem que não têm o que fazer, pois têm que aguardar o sistema”, diz um familiar revoltado.
De acordo com os familiares, a vaga na Santa Casa foi solicitada, mas nada aconteceu até o momento. Eles temem que o idoso perca a mão se não for atendido rapidamente.
A Secretaria de Saúde (Sesau) e a prefeitura foram procuradas para dar informações sobre o motivo da não transferência do idoso. Em nota enviada ao Jornal Nova Lima News, a Sesau declarou: “A Sesau informa que o paciente encontra-se em processo de regulação aguardando disponibilidade de vaga para transferência hospitalar. O quadro dele é estável, sem risco de morte iminente. A Sesau está em tratativas com os hospitais para assegurar a transferência o mais breve possível. Cabe ressaltar que o paciente está recebendo toda a assistência possível na unidade, sendo assistido pela equipe médica e de enfermagem.”
(*) Texto atualizado às 16:20h para inclusão da manifestação da Sesau.