
O deputado federal José Nelto (PP-GO) está preparando uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa barrar candidaturas ao Poder Executivo de pessoas com mais de 80 anos. Nelto está em processo de coleta de assinaturas para levar a proposta adiante.
A PEC proposta por Nelto estipula que candidatos a presidente da República, governador e prefeito não poderão disputar esses cargos se tiverem mais de 80 anos. Essa medida afetaria diretamente o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que completará 80 anos em outubro de 2025.
“Nós temos que limitar. Não podemos ter candidatos à presidência da República que encerrarão um mandato com 84 anos. É preciso colocar um limite. Me preocupo com o presente e o futuro do nosso país, é muita responsabilidade entregar a gestão do país para alguém que encerrará o mandato com 84 anos”, justificou o deputado.
O debate sobre a imposição de uma idade limite para candidaturas políticas ganhou força após a recente participação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em um debate contra o ex-presidente Donald Trump. Durante o debate, Biden, que tem 81 anos, teve dificuldades para completar frases e confundiu assuntos, o que levantou questionamentos sobre sua capacidade de governar. Biden encerrará seu mandato aos 82 anos.