Deputado propõe vídeos educativos para apoiar famílias de pessoas com autismo em MS

Compartilhe:
Deputado Rinaldo - Foto: Foto: Wagner Guimarães

As famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão contar com uma nova ferramenta de apoio e orientação em Mato Grosso do Sul. É o que prevê o Projeto de Lei 92/2025, apresentado nesta terça-feira (15) pelo deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos) durante sessão na Assembleia Legislativa.

A proposta cria o Programa de Vídeo Treinamento para Familiares de Pessoas com TEA, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e capacitar os responsáveis legais na convivência e no cuidado com pessoas autistas.

De acordo com o projeto, os vídeos deverão ser produzidos por profissionais especializados, como médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. Os conteúdos abordarão temas como estratégias de comunicação, manejo de crises, comportamentos desafiadores e direitos da pessoa com TEA e sua família.

“O formato em vídeo permite mais praticidade e alcance para quem precisa. A ideia é facilitar o acesso ao conhecimento necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo e de seus familiares”, explica o deputado Rinaldo. “Isso também colabora com a inclusão e ajuda a derrubar barreiras no dia a dia das famílias”, completou.

O projeto agora segue o trâmite regimental da Casa de Leis e será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso seja considerado constitucional, passará pelas comissões de mérito e, posteriormente, será votado em plenário.

*Assessoria de imprensa