
Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta quarta-feira (21), o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) fez um pronunciamento contundente denunciando o que classificou como “descaso” no atendimento às aeronaves de UTI aérea no Aeroporto de Corumbá. Segundo ele, a falta de resposta da equipe responsável por autorizar pousos e decolagens tem colocado vidas em risco.
De acordo com Duarte, ao menos quatro acionamentos de UTIs aéreas não foram atendidos no mês de abril. “Estamos falando de aeronaves que transportam pacientes em estado gravíssimo para outras cidades com mais recursos em saúde. E simplesmente não há resposta. Isso é caso de polícia”, afirmou.
O aeroporto é administrado pela AENA Brasil, mesma concessionária que opera os aeroportos de Campo Grande e Ponta Porã. O deputado protocolou um requerimento solicitando explicações sobre o número de funcionários escalados para os plantões noturnos e o tempo médio de resposta às chamadas de emergência.
Duarte ainda criticou a ausência de fiscalização por parte das agências reguladoras e lembrou que, segundo o documento oficial da ROTAER, o aeroporto de Corumbá tem obrigação de operar 24 horas justamente para atender esse tipo de demanda. “Sem fiscalização, as concessionárias fazem o que querem. Isso é um atentado à vida”, completou.