
Problema crônico de fios de cobre inutilizados em postes de energia que afeta a aparência urbana e pode causar acidentes graves foi denunciado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMs) pelo deputado estadual Paulo Duarte (PSB). O problema não é exclusivo da capital Campo Grande, mas afeta todo o estado.
De acordo com Duarte, o problema ocorre quando as operadoras trocam o fio de cobre por fibra óptica e abandonam o fio de cobre nos postes. Ele já encaminhou indicações para solução do problema para Anatel, Aneel, Energisa e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, mas as agências reguladoras não têm agido.
O deputado critica a inércia das agências reguladoras e lamenta que talvez só se tome uma atitude mais enérgica quando houver uma tragédia. Para resolver o problema, Duarte irá protocolar uma Ação Civil Pública no Ministério Público Federal para que sejam realizados os procedimentos para retirada ou manutenção da fiação em desuso. Ele também solicita que as empresas que compartilham a estrutura dos postes de energia elétrica sejam responsabilizadas por danos causados à população.