
O deputado federal por Mato Grosso do Sul, Marcos Pollon (PL), anunciou que protocolará um novo pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A formalização do pedido está prevista para a próxima segunda-feira (3), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Esse será o 11º pedido apresentado por Pollon contra Lula. Atualmente, há cerca de 24 pedidos protocolados na Câmara. Segundo o parlamentar, a medida é necessária para pressionar o Congresso a agir diante do que ele considera uma “crise política e econômica no Brasil”.
“Acredito que o Congresso precisa tomar providências, pois o Brasil está afundando. Vou protocolar quantos pedidos forem necessários até que um seja aceito”, declarou Pollon.
Além disso, outro pedido de impeachment, liderado pelo também deputado sul-mato-grossense Rodolfo Nogueira (PL), tem ganhado força. Nogueira já conseguiu 118 assinaturas para sua proposta, que se baseia na acusação de suposto crime de responsabilidade fiscal. Segundo ele, Lula teria cometido uma “pedalada fiscal” ao usar recursos fora do orçamento da União para custear o programa Pé-de-Meia, prática semelhante à que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016.
Pollon afirmou que está disposto a assinar o pedido de Nogueira como co-autor, ressaltando que o mais importante é garantir que o processo avance. “O que importa é que funcione. Tudo depende da regra de prevalência temporal, da vontade política da Mesa Diretora e da mobilização popular”, afirmou.