
O confronto recente entre a Polícia Militar e indígenas em Dourados, ocorrido após protestos pela falta de água, levou a medidas decisivas para resolver a crise de abastecimento nas aldeias. A articulação da deputada estadual Gleice Jane (PT), junto à bancada federal do Partido dos Trabalhadores, resultou na aprovação de uma emenda parlamentar de R$ 53 milhões para a realização de obras estruturais no sistema de abastecimento de água das comunidades.
A situação crítica das aldeias levou as lideranças indígenas a bloquearem a MS-156 por quatro dias, exigindo providências urgentes, principalmente devido ao uso de galões de agrotóxicos para captar água. Durante essa mobilização, a deputada Gleice Jane, acompanhada pelos deputados federais Vander Loubet (PT) e Camila Jara (PT), se comprometeram publicamente a buscar recursos para resolver o problema.
Em um vídeo divulgado na quinta-feira (5), Vander Loubet enfatizou a importância do recurso. “É inadmissível, em pleno século XXI, que famílias ainda dependam de métodos tão precários para se abastecer”, declarou.
Gleice Jane, que tem priorizado a questão do abastecimento de água desde o início de seu mandato, participou de reuniões em Brasília com parlamentares, ministros e representantes do governo federal para garantir o apoio necessário. Recentemente, a deputada também reforçou a urgência do tema em visitas à usina de Itaipu e outras instâncias de poder.
(*) Com informações da Assessoria