
Os riscos que fortes chuvas trazem alertadas em mais um aviso de tempestade feito pela Defesa Civil de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (24/10). O aviso, que tem grau de severidade classificado como Perigo, vale até às 09h de quarta-feira (25).
De acordo com a previsão, esperam-se chuvas com acumulações entre 30 a 60 mm/h, ou até 50 a 100 mm/dia, acompanhadas por ventos fortes variando entre 60 e 100 km/h, além do potencial de ocorrência de granizo. Isso gera preocupações quanto à possibilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores e inundações.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) explicou que a jornada começará com condições atmosféricas estáveis, marcada por sol e variações na cobertura de nuvens. Entretanto, ao longo do dia, as condições podem se modificar, com o potencial de ocorrência de chuvas e tempestades.
Essas instabilidades são decorrentes da combinação do aquecimento diurno com o deslocamento de sistemas de baixa pressão atmosférica, com maior impacto previsto nas regiões central, sul, sudoeste e norte de Mato Grosso do Sul.
As orientações da Defesa Civil para evitar problemas caso as situações de risco se concretizem vão desde não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, até desligar os equipamentos elétricos e o quadro geral de energia do prédio onde se está, caso essa ação seja possível de se fazer.
