
Icônica, conhecida por seus inúmeros papéis na televisão brasileira, a atriz Aracy Balabanian, natural de Campo Grande, faleceu na manhã desta segunda-feira (7/8) aos 83 anos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Ainda com 12 anos, a então jovem Aracy passou a morar com as irmãs, em São Paulo, onde se abriu pra o mundo das artes se reconhecendo como atriz. Com muita dificuldade para a época a atriz mirim teve que lidar com a resistência do pai para permanecer em busca do sonho.
Aos 14 anos, passou em seu primeiro teste e realizou seu primeiro trabalho no teatro brasileiro, com a peça Almanjarra. Fez vestibular aos 18 anos para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para Ciências Sociais, na USP – este, atendendo ao desejo do pai. Aprovada em ambos, abandonou o último no terceiro ano para se dedicar totalmente ao teatro.
Ao longo de sua carreira interpretou vários papéis marcantes que foram consagrados por sua interpretação impecável também na televisão: Maria Fromet em “Que Rei Sou Eu?”, em 1990, conquistou o país com a Dona Armênia, de “Rainha da Sucata”, mãe controladora de três filhos, personagem fez tanto sucesso que voltou em “Deus nos Acuda”, de 1992 e também a consagrada Cassandra, em “Sai de Baixo”, de 1996.
A atriz deu seu nome ao teatro localizado na Rua 26 de Agosto, em Campo Grande e parte deixando seu legado na televisão brasileira.