
Uma força-tarefa composta pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo (DECON), Vigilância Sanitária Municipal, PROCON de Campo Grande e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) realizou uma fiscalização nesta quarta-feira (07/06) em um mercado situado na Avenida Panamericana, na Vila Danúbio Azul.
Durante a operação, foram constatadas diversas irregularidades no estabelecimento. As equipes verificaram que o mercado funcionava de forma informal, sem possuir registro de empresa (CNPJ), sem alvará de funcionamento e localização emitido pela Prefeitura, além de não possuir alvará sanitário da Vigilância Sanitária para o funcionamento do açougue e a falta de registro no Serviço Municipal de Inspeção – SIM/CG para a fabricação de linguiça.
Segundo informações fornecidas pela DECON, as condições de higiene na área de manipulação de alimentos, incluindo o açougue, a panificação e a cozinha do local, eram precárias. Durante a inspeção, foram encontrados insumos vencidos sendo utilizados na fabricação de pães e salgados, além de diversos produtos com prazo de validade expirado expostos nas prateleiras para venda.
A ação resultou na apreensão e inutilização 1,46 kg de charque, 10 kg de linguiça calabresa fatiada, 35,425 kg de carne suína, 225,275 kg de carne bovina, 25,15 linguiças clandestinas, 260 unidades de ovos sem registro, 4,970 kg de fígado, 31,31 kg de frango fora da temperatura adequada, 2,968 kg de salsicha e 16,30 kg de mocotó.
Estima-se que, ao todo, aproximadamente 430 kg de produtos impróprios para o consumo foram retirados de circulação, de acordo com informações do Boletim de Ocorrência. O mercado irregular foi notificado e estará sujeito a sanções legais conforme as leis vigentes.