Copa América Feminina começou no Nova Lima, com história da ex-jogadora da seleção brasileira Cidinha

Compartilhe:

No sábado, (21/01), o bairro Nova Lima recebeu o 1º jogo da 1ª Copa América de Futebol Feminino Estadual 7. O campeonato começou as 14h e o time da casa abriu os jogos no campo de futebol do Depósito Casarão, localizado na Rua Zulmira Borba, 885 no bairro Nova Lima.

Segundo o organizador, professor André Oliveira, quando falamos de grandes competições de futebol feminino, a linha do tempo a ser analisada é muito diferente em relação ao que temos de realidade no futebol masculino. Mas, o esporte têm crescido a cada competição realizada e o objetivo desta Copa Feminina é justamente isso, mostrar o protagonismo “Delas”.

MULHERES EM CAMPO

O crescimento feminino em um esporte onde é majoritariamente masculino, como é o futebol, tem ganhado espaço nos dias atuais.

O futebol feminino está vindo com força nos últimos anos. O esporte praticado pelas mulheres ganhou espaço no mundo e nos bairros periféricos e já rendeu várias competições, como a Copa do Mundo que acontece este ano, torneios olímpicos e uma Champions League feminina.

No passado, as atletas tiveram que enfrentam muitos obstáculos para chegar onde chegaram.

O Nova Lima News vai contar um pouco da trajetória de vida da ex-jogadora da seleção brasileira, Maria Aparecida de Souza Dias, mais conhecida como Cidinha. Cidinha foi destaque sul matogrossense na Seleção Brasileira e em grandes clubes da década de 90.

A ex-jogadora brasileira, contou a nossa equipe que há muitos anos várias mulheres encabeçaram a luta pela profissionalização do futebol feminino e muita coisa mudou para a melhor de lá para cá.

A ex-jogadora contou ainda que sua grande partida aconteceu em 1996, quando disputou pela seleção brasileira, Brasil X Escócia. Cidinha lembra que foi convidada pelo ex-técnico, José Duarte, para treinar na seleção.

No ano seguinte, a ex-jogada foi contratada pelo São Paulo F.C, onde conquistou o Campeonato Brasileiro Feminino, em 1997, o Torneio Rio | São Paulo, em 1997 e o Campeonato Paulistana, também em 1997. Já no Vasco F.C, foi Campeã Carioca em 2000. Cidinha lembra que jogou também pelo Palmeiras em 1999.

Ela disputou pela Seleção em 1998 o Sul-Americano, Campeã na Argentina, disputou o Mundial, conquistando o 3º lugar (1999) e em 2000 conquistou o 4º lugar nas Olímpiadas de Sidney.

“Naquela época não tínhamos o devido reconhecimento, mas hoje, graças a Deus estão dando valor ao futebol feminino, graças às pioneiras de anos anteriores”, ressalta Cidinha.

Cidinha ( Em pé, a 3ª da esquerda para a direita, número 5 da seleção brasileira) – Foto: Arquivo Pessoal