José Ferreira de Andrade, 64 anos, mais conhecido “Esquerdinha”, sempre sonhou em ser jogador de futebol, mas as dificuldades da vida e seus pais nunca acreditaram que levar uma vida de jogador traria algum futuro promissor e por isso não deixavam Esquerdinha jogar futebol.
José Ferreira não desistiu dos sonhos e decidiu mudar-se para São Paulo, capital, foi quando a corrida para a realização do seu sonho começou. Esquerdinha de sonhador passou a ser um jogador de futebol profissional, chegou a jogar em diversos times como: Grêmio Prende (Presidente Prudente-SP), Grêmio Barueri (Barueri-SP), e em times de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Sua história de jogador só mudou após uma lesão, o que o impediu de jogar futebol, mas não o impediu de ensinar, e foi nessa transformação de vida que nasce o professor Esquerdinha.
O professor trabalhou como pedreiro, mecânico e era conhecido por compartilhar o pouco que tinha para ajudar as crianças que faziam parte do seu projeto.
Professor Esquerdinha, como é conhecido iniciou o projeto social no bairro Nova Lima, com o intuito de oferecer aulas de futebol e cidadania para as crianças e adolescentes da região. O projeto deu tão certo que mesmo passando por diversas dificuldades o professor coleciona muitas medalhas e troféus.
Esquerdinha – Foto: arquivo pessoal
Projeto
A escolinha de futebol do professor Esquerdinha atua há mais de 20 anos na região norte de Campo Grande levando cidadania e incentivando crianças e adolescentes através do futebol.
O projeto conta com a doação de amigos que contribuem com o lanche, uniforme, calçados e inscrições para a competição.
As crianças lanchando após o jogo – Foto: arquivo pessoal
As pessoas que conhecem o projeto do professor reconhecem a importância dele.
Existem casos de alguns alunos que participavam do projeto que hoje estão em grandes clubes, como São Paulo e Flamengo.
Quando é possível e há recursos, Esquerdinha aluga um ônibus para levar as crianças aos jogos e torneios, mas se não, chega a fazer de duas ou três viagens em seu Uno Mile que fica lotado de crianças.
Imagem que ficou bastante conhecida, o treinador Esquerdinha levando crianças para jogar futebol
Saiba que você pode fazer a diferença doando para esse projeto social: para pagamentos em boleto, cartão de crédito e Paypal, o valor mínimo da doação na plataforma é de R$25,00.
Jogador recebendo uma medalha – Foto: reprodução
Acompanhe o projeto do Esquerdinha em sua página no Instagram: @escolinhadoesquerdinha
José Ferreira de Andrade, 64 anos, natural de Inhambupe (BA), é casado e tem quatro filhos é um genuíno apaixonado por futebol.
Por Gildo de Souza