
Na região Sul do Estado aviso é de possibilidade de temporal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta, nesta quarta-feira (9), emitiu dois alertas climáticos para Mato Grosso do Sul, sendo o principal abrangendo a maior parte do Estado, para a baixa umidade relativa do ar, com variações entre 15% e 30% se agravando no período da tarde.
O segundo aviso é para região Sul de MS, que indica potencial risco de tempestade, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 a 60 km/h, e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamento é destacado como baixo.
Já na região central do Estado uma massa de ar quente e seco deixa o tempo estável e sem chuva. Os baixos valores de umidade devem ficar abaixo dos 20%, a partir das 10h, e a previsão é que o alerta permaneça até as 16h.
Segundo o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, a formação dessa massa de ar quente é comum nesta época do ano, quando a temperatura fica mais elevada e há menos ocorrência de chuva em toda a área central do país.
Em Campo Grande, a previsão é que os termômetros sigam em elevação ao longo do dia, podendo chegar a 29º C (graus Celsius).
A orientação do meteorologista é de que os moradores da região evitem desgaste físico nas horas mais secas e não se exponham ao sol nos períodos mais quentes do dia. Outra dica é ingerir bastante líquido, para se manter hidratado e evitar qualquer reflexo na saúde causado pela seca.
Segundo Heráclio, o risco de incêndios florestais é alto nesta época do ano, com vegetação ressecada, altas temperaturas e baixa umidade. “Os ventos podem favorecer qualquer tipo de fogo, desde aquele da queima do lixo, até o da ponta de um cigarro. É importante evitar até mesmo aquele churrasquinho no quintal”, explica.
Em caso de incêndio, é possível acionar a Defesa Civil, por meio do telefone 199 e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.