
Prestes a completar 102 anos, Ranulfo Custódio Alves renovou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na última quinta-feira (15), mantendo-se como o condutor habilitado mais velho de Mato Grosso do Sul. Nascido em 27 de maio de 1923, em Três Lagoas, Ranulfo se mudou para Camapuã em 1941 em busca de trabalho. “Serviço braçal”, resume.
Com 65 anos de habilitação, ele passou pela avaliação médica obrigatória e conquistou mais três anos de validade no documento. O médico responsável, Osvaldo Góis Figueiredo, ficou emocionado com o atendimento. “A idade que você tem, lucidez e vontade de trabalhar, e viver a vida é admirável. Estou muito feliz e orgulhoso de fazer o exame de um caboclo bom como você. Mas lembra sempre que, quando for dirigir, tem que estar de óculos!”, ressaltou.
Pai de sete filhos, com netos, bisnetos e até tataranetos, Ranulfo segue ativo na rotina entre cidade, fazenda e Campo Grande, onde passa parte do tempo na casa da filha caçula. “Hoje eu estou fazendo tudo pra ficar no lugar que eu gosto. Camapuã não está bom? Eu vou pra fazenda. Fazenda não está bom? Eu vou para Campo Grande. Eu não fico assim, dias, porque eu já não trabalho mais, e sou muito impaciente”, disse.
Ele afirma que mantém total autonomia. “Meus filhos não sabem o que eu tenho, o que eu devo. Eu que cuido de tudo. Eu que decido tudo”, garantiu.
Ao volante, a prudência é prioridade. “Guio devagar, não passo de 70 km/h. Coloco meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, me poda.”
Para ele, a boa convivência e o viver bem dependem de postura. “Sou escravo da minha obrigação! Gosto de andar da forma correta, respeito muito a lei.” E completou: “Aconselho as pessoas a primeiramente ter fé, e depois respeitar o próximo e respeitar a família.”
Legislação
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com as alterações da Lei nº 14.071/2020, o prazo de validade da CNH varia com a idade. A partir dos 70 anos, o prazo máximo é de três anos. Em Mato Grosso do Sul, há desconto de 70% na taxa de renovação para esse público.
Condutores 90+
Levantamento do Detran-MS mostra que 208 condutores com mais de 90 anos renovaram a CNH nos últimos cinco anos. De janeiro a abril deste ano, foram 15 renovações. No mesmo período de 2024, foram 17.
O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, acompanhou o processo de perto. “Acompanhar de perto o processo do Sr. Ranulfo foi emocionante e inspirador. Ele nos mostrou que o envelhecimento com autonomia e responsabilidade é possível, e merece todo o nosso respeito. No Detran-MS, fazemos questão de garantir que cada cidadão seja atendido com dignidade, especialmente aqueles que, como ele, carregam uma história de vida tão rica. Mais do que um processo de renovação, foi uma lição de humanidade para todos nós.”
Família
Renata Alves, filha caçula de Ranulfo, se emocionou ao saber da aprovação médica e parou o que estava fazendo para mandar uma mensagem de gratidão. Ranulfo segue como exemplo de independência e determinação.

(*) Com informações da Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul