Clima quente e seco predomina em MS até domingo

Compartilhe:
Oscar Salazar Moura da Cruz - Fotos: Gildo de Souza

O tempo firme e seco deve se manter em todo o Mato Grosso do Sul entre esta sexta-feira (23) e domingo (26), segundo a previsão do tempo. Um sistema de alta pressão atmosférica atua sobre o Estado, favorecendo o predomínio de sol e céu com poucas nuvens, além de temperaturas elevadas à tarde.

Com a influência do ar seco, a amplitude térmica será bastante acentuada. Isso significa que os termômetros podem registrar variações superiores a 20°C entre o início da manhã e o período da tarde. As mínimas seguem amenas, oscilando entre 15°C e 17°C, enquanto as máximas devem atingir de 31°C a 33°C nas regiões norte, nordeste, sudoeste e pantaneira.

A umidade relativa do ar continuará baixa, com índices entre 20% e 40%, o que exige atenção redobrada com a hidratação e cuidados com a saúde, especialmente nos horários mais quentes do dia.

Em Campo Grande, os moradores devem se preparar para mínimas entre 18°C e 20°C e máximas de até 31°C. Os ventos podem soprar com intensidade moderada a forte, variando entre 30 e 50 km/h, com possibilidade de rajadas pontuais mais intensas.

Continua depois do anúncio

Na região sul, Conesul e Grande Dourados, a previsão indica temperaturas mínimas entre 15°C e 17°C e máximas que devem variar entre 26°C e 30°C. Já no sudoeste e Pantanal, os termômetros devem marcar entre 17°C e 22°C nas manhãs, podendo chegar até os 33°C durante a tarde. No bolsão, leste e norte do Estado, as mínimas devem ficar entre 15°C e 19°C, e as máximas, entre 29°C e 32°C.

Mudança radical a partir de segunda-feira

A situação muda de forma significativa a partir de segunda-feira (27), com a chegada de uma frente fria ao Estado. O sistema deve provocar chuvas intensas, com acumulados que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas. Há risco de tempestades acompanhadas por raios e ventos fortes.

Logo após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio avança sobre Mato Grosso do Sul, provocando uma queda brusca nas temperaturas. Entre os dias 29 de maio e 5 de junho, as mínimas podem atingir 5°C e, em algumas áreas da metade sul do Estado, até menos de 4°C. Também há previsão de geadas, com intensidade entre fraca e moderada.

A população deve ficar atenta às atualizações da previsão do tempo e se preparar para a mudança repentina no clima.