
Nesta quinta-feira (1º), às 19h, a Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande, será o palco da cerimônia de abertura da segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. O evento contará com a participação de mais de 3.500 estudantes-atletas, de 15 a 17 anos, representando 55 municípios.
O número de participantes aumentou significativamente em relação ao ano anterior, que teve 2.939 atletas na mesma faixa etária. A competição, organizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), será dividida em quatro blocos de modalidades esportivas.
No primeiro bloco, que ocorre de 1º a 5 de agosto, serão realizadas competições individuais de atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica). O segundo bloco, de 5 a 12 de agosto, será dedicado a modalidades coletivas como voleibol e handebol, nas suas primeiras e segundas divisões. De 12 a 19 de agosto, o terceiro bloco focará em basquetebol e futsal. O quarto e último bloco, de 16 a 19 de agosto, incluirá competições de ginástica artística, ginástica rítmica, natação e xadrez.
Os Jogos Escolares da Juventude são uma plataforma para promover a prática esportiva entre os jovens e selecionar os melhores atletas para a etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Este ano, a etapa nacional será realizada de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa (PB).
Mais detalhes sobre os locais de disputa e outras informações estão disponíveis no Boletim 1 dos Jogos.