Centro-Oeste quer novo rumo: 64% dos eleitores preferem “novos nomes” para Prefeito

Compartilhe:
Imagem ilustrativa

A nova pesquisa do Observatório FEBRABAN, divulgada nesta terça-feira (30), indica que a maioria dos eleitores do Centro-Oeste deseja renovação nas eleições municipais deste ano. De acordo com os dados, 37% dos moradores preferem candidatos com experiência política, mas que ainda não tenham sido prefeitos. Outros 27% optam por candidatos completamente novos na política. Assim, 64% dos eleitores apostam em um novo nome para a Prefeitura, enquanto apenas 25% preferem candidatos que já ocuparam o cargo de prefeito.

Perfil dos candidatos

A pesquisa também revela que os eleitores priorizam, na escolha dos candidatos, as propostas (43%) e a experiência administrativa (29%). Desempenho em campanhas e debates é relevante para 12% dos entrevistados, e apoios políticos são importantes para 10%.

Critérios de escolha

Quanto ao sexo do candidato, 57% dos eleitores consideram-no irrelevante para a decisão de voto. Entre os que têm preferência, 25% preferem candidatos homens e 13%, mulheres. A religião é considerada pouco ou nada importante para 56% dos entrevistados, enquanto 28% a veem como importante e 14% como muito importante. A maioria (75%) não se importa se o candidato compartilha a mesma religião que eles, enquanto 22% preferem candidatos com a mesma fé.

Fontes de informação e interesse

Os eleitores se basearão principalmente em debates televisivos (25%) e conversas com amigos e familiares (17%) para decidir seu voto. Notícias na internet e redes sociais são seguidas por 15%.

Sobre o interesse nas eleições municipais, 41% dos entrevistados afirmam que o tema ainda não é amplamente discutido, 25% consideram-no comentado com relativa frequência e 34% afirmam que está muito presente em suas conversas.

Importância das eleições

A eleição para prefeito é considerada a mais importante para 25% dos entrevistados, atrás apenas da eleição presidencial, com 30%. A eleição para governador é vista como a mais importante por 9% dos eleitores. A escolha para a Câmara Municipal é considerada muito importante ou importante por 92% dos moradores do Centro-Oeste, com 53% considerando-a muito importante e 39%, importante.

Antonio Lavareda, sociólogo e cientista político, destaca a relevância das eleições municipais para a vida cotidiana dos eleitores, afirmando que é fundamental escolher representantes que executarão políticas essenciais para suas comunidades.

A pesquisa do Observatório FEBRABAN visa avaliar o envolvimento da população com as campanhas eleitorais, a influência das Fake News e as formas de informação sobre os pleitos eleitorais, além de oferecer uma visão sobre a avaliação do trabalho de prefeitos e vereadores atuais.

*Assessoria de imprensa