
O Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV), instituído pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), já realizou mais de 1,9 mil atendimentos nos primeiros dez meses de operação no Fórum de Campo Grande.
Criado por meio da Portaria nº 2.904, de 8 de julho de 2024, o centro oferece apoio e orientação às vítimas de crimes violentos, como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica.
O CEAV tem como foco o acolhimento de vítimas e seus familiares, proporcionando um atendimento multidisciplinar com apoio jurídico e social. A equipe é composta por profissionais especializados, como advogados e assistentes sociais, em um ambiente que visa promover a superação dos danos causados pelos crimes.
A juíza Gabriela Muller Junqueira, diretora do Foro de Campo Grande, destaca a importância do CEAV “A criação do Centro Especializado de Atenção às Vítimas foi de suma importância, pois permite oferecer conforto em momentos de extrema fragilidade, considerando as necessidades dessas pessoas e garantindo um atendimento humanizado, que engloba orientação jurídica e encaminhamentos para programas sociais e serviços da rede de proteção, sempre que necessário”, disse.
Entre os serviços prestados, o CEAV orienta as vítimas sobre a tramitação de processos judiciais e encaminha-as, quando necessário, a serviços de assistência jurídica, médica, psicológica, social e previdenciária. Além disso, o centro assegura que as vítimas tenham maior segurança durante o processo judicial, oferecendo suporte antes das audiências e evitando o contato direto com os agressores.
Com uma média de 192 atendimentos mensais, o CEAV busca proporcionar uma resposta eficiente e digna às vítimas, minimizando os danos emocionais e psicológicos decorrentes dos crimes.
O CEAV funciona no 3º andar do Fórum de Campo Grande, com atendimento das 12h às 19h. Para mais informações, o centro pode ser contatado pelo telefone (67) 3317-2745 ou pelo e-mail [email protected].
(*) Com informações do TJMS