
A Carreta do Hospital do Amor estará na USF (Unidade de Saúde Familiar), do bairro Nova Lima, para realizar exames gratuitos de mamografia e também de preventivos. O atendimento irá começar nesta quarta-feira (10) e vai até sexta-feira (12), no período da manhã das 8h às 11h e no período da tarde das 13h às 16h30.
A carreta de prevenção ao câncer do Hospital do Amor garantirá a realização de exames de mamografia para diagnóstico precoce da doença às moradoras da região norte. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande com o hospital, que facilitará o acesso aos exames a mulheres de diversas regiões de Campo Grande.
As equipes ficarão até o dia 12 de agosto, onde será feita a coleta de material para exames citopatológicos e mamografias, de acordo com a demanda apresentada na unidade.
A carreta tem capacidade de realizar até 50 exames por dia, sendo feito o chamamento das mulheres através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que durante as atividades em domicílio irão orientá-las a buscar as unidades de saúde, caso se enquadrem nos critérios para análise.
Conforme apurado pela equipe do Nova Lima News, no dia 10 de agosto será realizado 20 mamografias no período da manhã, 30 mamografias no período da tarde, já o preventivo serão realizados 50 de manhã e 50 a tarde.
Nos dias 11 e 12 de agosto serão 30 mamografias no período da manhã e 30 a tarde, o preventivo serão 50 de manhã e a tarde. É necessário que a mulher leve os documentos originais e cópias e o cartão do SUS. O atendimento será feito por ordem de chegada.

Os exames podem diagnosticar o câncer de cólon de útero e o de mama, os dois mais comuns entre as mulheres. Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 19,54 mulheres a cada cem mil mulheres tiveram câncer de colo de útero em 2020. Os casos de câncer de mama são ainda mais comuns, 61,05 a cada 100 mil mulheres.
Além da carreta, estes exames também podem ser realizados, ou solicitados, em todas as unidades de saúde do município. Confira o calendário da carreta até o final do ano:
