Carnaval de Campo Grande começa nesta sexta com blocos de rua e desfiles de escolas de samba

Compartilhe:
Foto: Ricardo Gomes/Setesc - Portal Gov.MS

A folia em Campo Grande começa oficialmente nesta sexta-feira (28) com uma programação recheada de blocos de rua e o tradicional desfile das escolas de samba. A festa promete agitar a cidade, com eventos espalhados pela Esplanada Ferroviária, Horto Florestal e Praça do Papa.

Os primeiros blocos a tomarem as ruas nesta sexta serão o Bloco Reggae, que se concentra na Esplanada Ferroviária, e o Farofolia, na Rua Doutor Temistocles. O Só Love estará na Rua General Melo, enquanto o Nada Sobre Nós Sem Nós anima a Arena do Horto Florestal.

No sábado (1º), a festa continua com o Cardão Valu e o Bloco Reggae dominando a Esplanada Ferroviária a partir das 15h. Já o IPA Lê Lê terá sua concentração na Eden Beer, na Avenida Mato Grosso.

O Bloco Capivara Blasé será um dos destaques do domingo (2) e segunda-feira (3), arrastando foliões na Esplanada Ferroviária a partir das 14h. O IPA Lê Lê também retorna na segunda, novamente na Eden Beer.

A despedida do Carnaval de rua acontece no sábado (8), com o tradicional “Enterro dos Ossos”, que contará com a participação dos blocos Forrozeiros MS, Eita e Quebra-Ossos, espalhados entre a Esplanada Ferroviária e a Praça Maria Fumaça.

Desfiles das Escolas de Samba

A magia do samba tomará conta da Praça do Papa a partir de segunda-feira (3), com o desfile das escolas de samba de Campo Grande. Na primeira noite, se apresentam:

  • Herdeiros do Samba
  • Unidos da Vila Carvalho
  • Catedráticos do Samba
  • Igrejinha

Na terça-feira (4), a festa continua com:

  • Unidos do Cruzeiro
  • Deixa Falar
  • Cinderela Tradição do José Abrão

Apoio e impacto na cultura local

O presidente da Liga das Escolas de Samba de Campo Grande (Lienca), Alan Catharinelli, destacou a importância do apoio do Governo do Estado para a realização dos desfiles, que garantiu investimento em fantasias, alegorias e infraestrutura.

“O aporte financeiro é essencial para que as escolas possam se preparar, pagar mão de obra e viabilizar os desfiles, fomentando a economia e mantendo viva a tradição do Carnaval”, afirmou.

O presidente do ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua), Vitor Samudio, também ressaltou a parceria do governo no fortalecimento da festa.

“O apoio estrutural oferecido pelo Estado tem sido fundamental para a realização do Carnaval de rua, permitindo que os blocos levem alegria e cultura para a população”, disse.

Campanha “Todos Por Elas” no Carnaval

Além da festa e diversão, o Carnaval de Campo Grande também abraça uma causa social importante. A campanha “Todos Por Elas”, que busca conscientizar sobre o combate ao feminicídio, será destacada durante os desfiles.

As escolas de samba exibirão mensagens da campanha em painéis eletrônicos e distribuirão kits informativos. “A Liga das Escolas de Samba tem esse compromisso social e reforça essa luta com muita responsabilidade”, afirmou Catharinelli.

Os blocos de rua também demonstraram apoio à causa. “Essa pauta das mulheres sempre esteve presente nos nossos eventos e vamos reforçar essa mensagem no Carnaval”, disse Vitor Samudio.

*Com informações Agência de Notícias Gov.MS