
O alerta virou rotina em Mato Grosso do Sul para atenção e cuidados com tempestades que passam por todo ou partes do Estado, com rajadas de fortes ventos e chuva intensa. Assim, pode ser nesta quarta-feira (5), conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que emitiu avisos níveis laranja para todos os 79 municípios. Veja o mapa abaixo, onde todo o MS está coberto, podendo a partir das 11 horas de hoje, até às 10h de quinta-feira (6), ter tempestade com granizo e rajadas de vento a 100 km/h.

Segundo o Inmet, as condições acontecem por um sistema de pressão que vem do Paraguai. O aviso de perigo ressalta a há risco em potencial de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos que variam de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.
A tempestade eleva os riscos de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já a análise regional do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), é mais otimista, apontando para chuvas de intensidade moderada a pontualmente forte. A combinação que causa o temporal ocorre por deslocamento de cavados, umidade e baixa pressão, aproximando uma nova passagem de frente fria para o fim de semana.
Frio?
A tendência meteorológica indica que após a passagem da frente fria, entre quinta e sexta-feira (7), com queda nas temperaturas. As mínimas previstas para sábado (8) variam de 12 a 15 °C, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul.