
Neste sábado, 2 de novembro, o feriado de Finados amanheceu com céu nublado em Campo Grande, e a previsão para o Estado de Mato Grosso do Sul aponta para um dia de instabilidade climática, com chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo. A temperatura mais alta do Estado deve ser registrada na região norte, em Coxim, com máxima de 34ºC.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), áreas de baixa pressão atmosférica estão se formando e favorecendo a intensificação das instabilidades climáticas em todo o Estado, o que deve resultar em chuvas significativas. As rajadas de vento podem variar entre 40 e 60 km/h, aumentando o potencial de transtornos.
Na capital, Campo Grande, o céu permanece nublado ao longo do dia, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima prevista é de 30°C. As demais regiões do Estado também apresentam variação nas máximas: Mundo Novo registra 27°C, Bataguassu, Dourados e Ponta Porã 29°C, Rio Brilhante e Selvíria 30°C, Porto Murtinho 31°C, Água Clara, Três Lagoas, Chapadão do Sul e Paranaíba 32°C, Aquidauana 33°C, Corumbá 35°C, e a região norte com Coxim, Sonora e Rio Verde de Mato Grosso chegando aos 34°C.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para todos os 79 municípios do Estado, com validade até a próxima segunda-feira, 4 de novembro. Os moradores devem ficar atentos ao risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante o período de instabilidade climática.
Orientações: Autoridades recomendam que a população evite áreas de alagamento, procure abrigo seguro durante as tempestades e evite locais abertos para prevenir acidentes com descargas elétricas.