
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), intensificou a limpeza das bocas de lobo após o forte temporal da última semana. Até a manhã desta sexta-feira (18), mais de 3 mil pontos já haviam passado por retirada de resíduos, como terra, garrafas plásticas e de vidro, além de folhas de árvores.
O mutirão de limpeza conta com seis equipes diárias, o dobro do efetivo dos dias normais, que realizam a manutenção e reparos em bocas de lobo e PVs (poços de visita), também conhecidos como bueiros. De acordo com a Sisep, mensalmente são limpas cerca de 10 mil bocas de lobo, e o cronograma diário é elaborado com base nas solicitações feitas pelo telefone 156, pela plataforma Fala CG e também por funcionários da secretaria.
Marcelo Miglioli, secretário de Infraestrutura, explicou que a estiagem e os ventos aumentam a quantidade de folhas e lixo que acabam entupindo as bocas de lobo, sobrecarregando o sistema de captação de água da chuva. Ele reforçou o pedido para que a população evite jogar lixo nas ruas, o que ajuda a manter o sistema funcionando corretamente.
Os trabalhos de limpeza estão concentrados nas principais avenidas da cidade, incluindo Ernesto Geisel, Afonso Pena, Cônsul Assaf Trad, Duque de Caxias, Mato Grosso e Via Park, além de ruas como Brilhante e Chaad Scaff.