Campo Grande inicia Plantão de Vacinação Itinerante para facilitar acesso da população

Compartilhe:

A partir deste sábado, 13 de janeiro, a estratégia de vacinação em Campo Grande passa por mudanças, abandonando os pontos fixos para adotar um sistema itinerante. O objetivo é expandir o acesso da população aos serviços de saúde, atendendo diferentes regiões a cada semana.

Segundo Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a decisão visa facilitar o acesso da população, abrangendo diversas regiões aos sábados. A mudança ocorre devido à baixa procura nos pontos fixos, indicando uma saturação em determinadas áreas.

“A cada semana, iremos estabelecer ao menos duas unidades que irão atender aos sábados em regiões diferentes, o que vai possibilitar que a população tenha um acesso facilitado. Anteriormente optamos por manter pontos fixos, mas a baixa procura mostra que há uma saturação em determinados pontos. Diante disso, estabelecemos essa nova estratégia com o objetivo também de ampliar a nossa cobertura vacinal”, explicou Veruska Lahdo.

Neste sábado, as unidades escolhidas são a USF Moreninhas, na Região Bandeira, e a UBS Caiçara. Ambas estarão abertas das 7h às 17h para atender a população. Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, exceto aquelas com cronograma específico, como a BCG.

Além da vacinação, as unidades que funcionam aos sábados oferecerão testes para Covid-19. Durante a semana, mais de 70 locais espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos do município também disponibilizam a vacinação. Para conferir os públicos-alvo e mais informações, basta acessar o site: http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.