
A sociedade votante de Campo Grande poderá escolher os membros titulares e suplentes dos Conselhos Tutelares da Capital sul-mato-grossense para o quadriênio 2024/2027, neste doming, 1º de outubro, data em que será realizada a votação por meio de pleito público, em 56 zonas eleitorais distribuídas pela área urbana e rural.
O edital com os locais de votação e a lista dos candidatos que concorrem aos cargos para assumir o quadriênio a partir do ano que vem está publicado na edição nº 7.206 de 19 de setembro de 2023, do Diário Oficial de Campo Grande. Ao todo, são 40 vagas para conselheiros titulares e 80 para suplentes.
Eleitores que estão em situação regular na Justiça Eleitoral podem votar normalmente. Para exercer esse direito, basta se apresentar com CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar. Para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais.
Todas as informações sobre o processo de pleito e locais de votação podem ser acessadas no link.
Os Conselheiros Tutelares eleitos exercerão mandato de 4 (quatro) anos, no período de 10 de janeiro de 2024, até 9 de janeiro de 2028. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
A votação ocorre das 8 horas às 17 horas, e ajudar na escolha dos conselheiros que irão defender os direitos das crianças e adolescentes de Campo Grande.