Calorão toma conta de Mato Grosso do Sul, e tempo segue seco

Compartilhe:
Avenida Zulmira Borba - Foto: Gildo de Souza

A terça-feira (11) amanheceu com sol e poucas nuvens em Mato Grosso do Sul, mas o grande destaque do dia são as temperaturas elevadas, que podem variar entre 35°C e 38°C em diversas regiões do Estado, principalmente no sul, sudeste, sudoeste e no Pantanal.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o calor intenso é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e mantém o tempo quente e seco. Além disso, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil dificulta a ocorrência de chuvas significativas.

Com isso, a umidade relativa do ar pode registrar valores baixos, entre 20% e 40%, exigindo atenção redobrada para a hidratação e cuidados com a saúde.

Apesar do predomínio do tempo seco, há possibilidade de chuvas isoladas e tempestades pontuais, devido ao transporte de umidade e ao aquecimento diurno. Essas chuvas típicas de verão podem ocorrer em um bairro ou cidade, enquanto áreas vizinhas permanecem apenas com aumento de nebulosidade.

Temperaturas previstas para o Estado

Campo Grande: mínima entre 20°C e 22°C, máxima entre 32°C e 35°C.
Regiões sul, leste e sudeste: mínima entre 21°C e 23°C, máxima entre 32°C e 38°C.
Regiões sudoeste e pantaneira: mínima entre 23°C e 26°C, máxima entre 32°C e 37°C.
Bolsão e norte: mínima entre 19°C e 23°C, máxima entre 30°C e 35°C.