Cães e gatos convocados para “Campanha de Vacinação Antirrábica” na próxima quarta-feira

Compartilhe:
Divulgação

A Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande promoverá, no próximo feriado de quarta-feira (20), uma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação visa alcançar a meta de vacinar 80% dos animais da cidade até o final do ano. A imunização será realizada em dez Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros Regionais de Saúde (CRSs) e na Praça Ari Coelho, das 8h às 15h.

Estrutura da vacinação

A vacinação será supervisionada por agentes do CCZ, contando também com a participação de agentes comunitários de saúde e estudantes do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A estrutura será montada na parte externa das unidades de saúde para evitar interferências no atendimento de pacientes. Na Praça Ari Coelho, a vacinação ocorrerá em uma tenda montada especialmente para a campanha.

Sobre a raiva

A raiva é uma doença viral grave, transmitida através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Se não tratada a tempo, a doença pode ser fatal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como meta eliminar os casos de raiva humana causados por cães até 2030, e o Brasil pretende alcançar essa meta até 2026. Entre 2010 e 2024, Campo Grande registrou 14 casos de raiva em morcegos. A cidade realiza aproximadamente 5.000 atendimentos profiláticos por ano e aplica cerca de 4.400 doses de vacina antirrábica em pessoas que tiveram contato com animais suspeitos.

Esforços de imunização

A campanha, que começou em 1º de agosto, já vacinou 34% dos cães (61.592) e 24% dos gatos (21.853) da capital. A expectativa é imunizar 179.620 cães e 89.810 gatos. Equipes do CCZ já percorreram os bairros das regiões Norte, Segredo, Oeste do Imbirussu e Oeste da Lagoa, realizando visitas de casa em casa. Até o momento, 140.050 imóveis foram visitados, mas quase metade (46%) estava fechada no momento da visita.

Informações para o público

Os moradores que não puderem vacinar seus animais no dia 20 de novembro poderão procurar o CCZ, localizado na Avenida Filinto Müller, nº 1.601, Vila Ipiranga. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e nos finais de semana e feriados, das 6h às 22h.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) disponibilizou um site, semraiva.com.br, com informações sobre a raiva para a população e profissionais de saúde. Também foi implementado um novo sistema de notificação de casos em parceria com a UFMS e a Fiocruz, visando melhorar a resposta e precisão das notificações.