
Apesar do início da produção, escala ainda é pequena para imunizar toda a população em 2025.
O Instituto Butantan começou a produzir a vacina contra a dengue, mas a imunização em massa da população brasileira ainda não será possível neste ano. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a produção em larga escala, necessária para vacinar milhões de pessoas, ainda levará tempo.
Previsão de doses
A previsão do Butantan é de produzir um milhão de doses da vacina em 2025 e 100 milhões em 2027. A vacina, chamada Butantan-DV, será aplicada em dose única e tem demonstrado “excelente eficácia” em estudos clínicos.
Liberação da Anvisa
Antes de ser disponibilizada à população, a vacina precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após a aprovação, a vacina ainda precisa ser incorporada ao programa de imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A ministra da Saúde reforça a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação vão retomar o programa Saúde na Escola, com ações de prevenção à dengue em escolas públicas de todo o país. As escolas receberão inseticida para combater o mosquito e serão espaços de informação e mobilização para a comunidade.
*Com informações Agência Brasil