Butantan estuda a criação de uma vacina única contra a gripe e a Covid-19 para facilitar imunização

Compartilhe:
Instituto Butantan

Os primeiros resultados de uma vacina única contra Influenza e Covid-19 foram divulgados pelo Instituto Butantan, nesta quinta-feira (03/03). Segundo informações, na fase de testes em animais, o resultado teria sido positivo. Segundo o Butantan, os testes em humanos podem começar em até um ano.

O imunizante conta com duas formulações: a da Butanvac, vacina em desenvolvimento pelo Butantan contra a Covid-19, e a da vacina da influenza, que já é produzida pelo laboratório para abastecer o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Os estudos iniciais estão em uma etapa chamada prova de conceito, quando se coletam resultados de análises feitas em amostras não humanas. Ao induzir a formação de anticorpos reagentes às três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B) e ao novo coronavírus, a candidata a vacina teve “resultados muito promissores”.

Segundo o diretor de Produção do Butantan, Ricardo Oliveira, os ensaios clínicos, que consideram a participação de voluntários, podem começar em até um ano.

“Os primeiros resultados são muito promissores. Ela funciona para produção de anticorpos contra a influenza e para produção de anticorpos contra Covid-19”, afirmou.

A previsão considera o desenvolvimento da Butanvac, que iniciou os testes em humanos exatamente um ano após a conclusão da etapa da prova de conceito.

“O que facilita o processo é que estamos misturando produtos bem conhecidos pelo Butantan: a vacina da influenza, que temos conhecimento de muitos anos, e a Butanvac, que apesar de recente, usa a mesma plataforma da influenza”, explica Oliveira.