Neste domingo (30) de janeiro, o “Busão da Vacina” concluiu o itinerário na região urbana do Bandeira, com recorde de vacinados em ação realizada na aldeia urbana Marçal de Souza, no Bairro Tiradentes. Do dia 26 a 30 de janeiro a unidade móvel percorreu três bairros: Moreninhas, Itamaracá e Tiradentes.
Somente neste domingo foram 431 doses aplicadas na itinerante, sendo 191 primeiras doses, 70 segundas doses e 165 terceiras doses. É o melhor resultado individual desde o início da ação com o apoio do ônibus da Cruz Vermelha. O segundo melhor resultado foi registrado no Bairro Jardim Itamaracá, 314 doses aplicadas, seguido da ação realizada no Los Angeles, onde foram 272 pessoas vacinadas.
Diferente das demais ações, neste domingo, também foram vacinadas crianças de 05 a 11 anos, com apoio da equipe da unidade de saúde da família (USF) Arnaldo Estevão de Figueiredo e do Distrito Sanitário Bandeira.
Desde o dia 20 de janeiro, já foram vacinadas 2.468 pessoas na ação nas regiões Anhanduizinho e Bandeira. A partir de terça-feira (01), o Busão estará na região Imbirussú.
O número de vacinas aplicadas em Campo Grande é maior do que a média nacional, segundo informações da Cruz Vermelha Brasileira de Mato Grosso do Sul (CVBMS).
A unidade móvel, que tem capacidade para atender 400 pessoas por dia foi adaptada em torno dos imunizantes, contando com três salas de vacinação, refrigeração, pias, álcool em gel 70% e cortinas hospitalares. O veículo foi cedido pela Mercedes-Benz Brasil e transformado com financiamento da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Banco Alemão.
O atendimento é feito por voluntários da CVB de Mato Grosso do Sul e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).