Brasil conquista três ouros no judô paralímpico em Paris

Compartilhe:
Foto: Agência Brasil

A equipe de judô do Brasil brilhou neste sábado (7) nos Jogos Paralímpicos de Paris, com três medalhas de ouro conquistadas por Arthur Silva, Willians Araújo e Rebeca Silva em suas respectivas categorias, na arena do Campo de Marte.

Arthur Silva, de 32 anos, foi o primeiro a garantir o ouro na categoria até 90 quilos da classe J1 (para cegos totais ou com percepção de luz). Ele venceu o britânico Daniel Powell por ippon na final. “Gratidão total a Deus, à minha família, a todos os profissionais e parceiros de treino que estão comigo desde 2007”, afirmou o judoca potiguar.

Em seguida, Willians Araújo, que havia conquistado a prata nos Jogos do Rio em 2016, alcançou sua primeira medalha de ouro paralímpica. Ele derrotou o moldávio Ion Basoc, também por ippon, na final da categoria acima de 90 quilos da classe J1. “A luta foi muito difícil, pois perdi para ele em maio. Agora está 4 a 1 [em número de vitórias], e é bom construir essa história”, declarou o atleta paraibano.

A paulista Rebeca Silva completou o trio de ouros para o Brasil, vencendo a cubana Sheyla Hernandez Estupinan por ippon na final da categoria acima de 70 quilos para atletas da classe J2 (baixa visão). “É muita felicidade, não acredito ainda”, disse Rebeca, emocionada por conquistar sua primeira medalha de ouro em sua estreia nos Jogos Paralímpicos.

Além dos ouros, a equipe brasileira de judô conquistou uma prata com Erika Zoaga, na categoria acima de 70 quilos da classe J1, e um bronze com Marcelo Casanova, na categoria até 90 quilos da classe J2.

*Agência Brasil