Bicicletas apreendidas serão transformadas em 400 cadeiras de rodas por presos de MS

Compartilhe:

Bicicletas velhas apreendidas pela Justiça de Mato Grosso do Sul tem sido transformadas em cadeiras de rodas por detentos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Ivinhema. A ação tem ajudado pessoas dentro e fora do presidio que precisam de auxílio na locomoção.

O objetivo é atender pessoas com deficiência que não têm condições de pagar pelo equipamento – o custo de uma cadeira de rodas, do modelo fabricado industrialmente, é de cerca de R$ 800. A iniciativa assim tem reflexo na qualidade de vida das pessoas, já que a meta é a de fabricar 400 cadeiras de rodas.

O projeto foi denominado Liberdade sobre Rodas, sendo desenvolvido pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que através da direção da unidade penal toca a ação em parceria com a Prefeitura Municipal de Ivinhema e o Rotary Clube local. Além disso, a iniciativa conta com apoio da Polícia Civil.

Ao todo, cinco internos participam da iniciativa, oportunizando ocupação produtiva e capacitação aos apenados, ao mesmo tempo em que beneficia instituições como asilos, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, hospitais, entre outros.

Os internos que trabalham na confecção das cadeiras são beneficiados com a remição de pena: um dia a menos para cada três dias trabalhados. Além disso, o trabalho oferece uma nova especialização aos trabalhadores, ajudando na inserção ao mercado de trabalho, que geralmente é dificultada pelo preconceito da sociedade.