
Menos de 10% das vacinas contra a Covid-19 previstas para 2024 foram entregues pelo Ministério da Saúde. Inicialmente, o plano era distribuir 70 milhões de doses até o final do ano, mas apenas 5,7 milhões de vacinas foram distribuídas desde maio. As informações são da Folha de S.Paulo.
Os imunizantes entregues fazem parte dos 12,5 milhões de doses da Moderna, adaptadas para a variante XBB, compradas em atraso pelo governo federal. Para complementar a compra, um novo edital deve ser lançado em breve. O Ministério da Saúde informou que os dados sobre as novas vacinas estarão disponíveis na Rede Nacional de Dados (RNDS) após ajustes técnicos, mas não há informações sobre o número de doses aplicadas ou quando a entrega será concluída.
Enquanto isso, a campanha de vacinação segue em ritmo lento. Em São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde solicitou mais doses ao Ministério da Saúde. O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, informou que o município possui apenas 50 mil doses, insuficientes para atender a demanda do público-alvo.