Atleta de MS é campeão mundial de atletismo com direito a recorde mundial

Compartilhe:

O atleta, Yeltsin Jacques, contemplado pelo Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso do Sul, o sul-mato-grossense, foi campeão da prova de 5.000 metros da classe T11 (atletas com deficiência visual), no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Kobe, no Japão.

Além de faturar a medalha de ouro, ele quebrou novo recorde mundial da prova, com o tempo de 14min53s97.

O melhor tempo, até então, era do japonês Kenya Karasawa, que havia estabelecido 14min55s39.

Esta é a quinta medalha do fundista que nasceu com baixa visão, em campeonatos mundiais de atletismo, sendo agora dois ouros, uma prata e dois bronzes desde Lyon-2013.

Continua depois do anúncio

Na primeira rodada de provas, o Brasil conquistou dois pódios, obtendo um total de cinco medalhas. O destaque foi o bolsista do Governo do Estado, Yeltsin Jacques, que faturou o ouro nos 5.000m T11 com direito a recorde mundial. Na mesma prova, Júlio César Agripino ficou com a prata.

Com passaporte carimbado para a Paralimpíada de Paris-2024, Yeltsin Jacques confirmou o favoritismo nos 5.000 metros com o ouro em Kobe, último teste para o sul-mato-grossense antes da maior competição do planeta.

Cinco brasileiros conquistaram medalhas para o país no primeiro dia de disputa do Campeonato Mundial no Japão. No salto em distância T20, Zileide Cassiano conquistou o título, enquanto Débora Lima assegurou a medalha de prata. Já, Vinícius Quintino obteve a prata nos 100m T72.