Assembleia Legislativa de MS debate seis projetos em sessão ordinária desta quarta-feira

Compartilhe:
Sessão ordinária é realizada no plenário da ALEMS a partir das 9h e é aberta à participação de toda sociedade - Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) discute, nesta quarta-feira (27), seis projetos durante a sessão ordinária, que tem início às 9h. Entre as propostas estão iniciativas voltadas ao incentivo à Língua Portuguesa e à conscientização sobre o descarte correto de materiais perfurocortantes. A sessão é aberta ao público e pode ser acompanhada presencialmente ou por canais oficiais da Casa de Leis.

Projetos em destaque

Em segunda discussão, os deputados analisam três projetos:

  • PL 284/2023, da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui o “Dia Estadual da Língua Portuguesa, da Produção Textual e do Desenvolvimento de Habilidades Criativas” na primeira semana de dezembro, além do “Prêmio Estadual de Concursos de Redação, Campeonatos e Olimpíadas de Língua Portuguesa Senador Ramez Tebet”.
  • PL 119/2024, da deputada Lia Nogueira (PSDB), que cria a Semana de Conscientização do Descarte Adequado de Lixo Perfurocortante, a ser realizada anualmente na semana do dia 16 de maio.
  • Projeto de Lei Complementar 13/2024, do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar 93/2001, referente ao Programa Estadual MS-Empreendedor, que fomenta industrialização, trabalho, emprego e renda no estado.

Primeira discussão

Três projetos serão debatidos em primeira análise:

  • PL 158/2024, do deputado Caravina (PSDB), que exige a inclusão de acostamentos laterais nos projetos de pavimentação de rodovias estaduais.
  • PL 260/2024, do Executivo, que altera a Lei 1.152/1991, referente à criação do Conselho Estadual de Saúde.
  • PL 234/2024, também do Executivo, que ajusta a Lei 5.615/2020 às orientações do Comitê Gestor da Bolsa-Atleta e sugestões da comunidade esportiva.

Participação pública

A sessão será transmitida ao vivo pela TV ALEMS (canal 7.2 ou Claro NET canal 9), pela Rádio ALEMS FM 105.5 e pelos links disponíveis nos portais oficiais. A população pode acompanhar e participar presencialmente na sede da ALEMS.