
Após declaração do prefeito Marquinhos Trad (PSD) na manhã desta segunda-feira (6), sobre o fechamento da creche “Sementes do Amanhecer”, localizada na rua Francisco Pereira Coutinho, bairro Vida Nova, região do Nova Lima, dizendo que as crianças serão realocadas nas EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil), várias mães se indignaram.
“Essas crianças serão realocadas para as Emeis e não vão sofrer qualquer prejuízo, assim como esses 13 mil alunos que já estão matriculados”, declarou o prefeito.
As mães conversaram com o Nova Lima.News e disseram que a decisão do prefeito não vai ajuda-las, porque as EMEIs funcionam em período escalonado e somente em um turno e que também já estão entrando em férias escolares.
A agente comunitária de saúde, Karina Ortiz Lopes, disse que realocar as crianças na EMEI não irá resolver o problema, visto que a creche pública atende só meio período e a Creche Sementes do Amanhecer atende durante todo o período de trabalho dela, “é um local das mães pelas mães, com período integral e com um valor de mensalidade que podemos pagar e sair pra trabalhar tranquilas”.
Para a mãe Luciana da Silva, operadora de telemarketing, a EMEI no momento também não vai atender sua necessidade, porque precisa que os filhos fiquem na creche em tempo integral, pois ela saí de madrugada para trabalhar e volta somente a tarde, “Se eu deixar na EMEI terei que pagar uma pessoa para pegar meus filhos e ficar com eles até eu chegar do trabalho, vou ter mais gastos ainda, eu ganho apenas um salário mínimo, a creche da Kênia cobrava um valor bem abaixo do mercado e atendia durante todo o dia”.
“A gente não quer que as crianças sejam realocadas nas EMEIs, porque os horários e os dias são diferenciados dos nossos dias de trabalho, nós deixamos as crianças no período da manhã e só pegamos no fim da tarde, para nós que dependemos de ônibus e trabalhamos o dia todo não dá pra aceitar essa proposta do prefeito, nós queremos que ele reavaliei essa situação e autorize a abertura da creche Sementes do Amanhecer novamente”, desabafa Celita Maria de Paula.
Segundo Josemary Ferreira, farmacêutica, as EMEIs encerram o ano letivo essa semana, já a creche do Vida Nova, se estivesse aberta, não iria fechar, atenderia os pais normalmente. “Quero que o prefeito reavalie e abra nosso espaço novamente”.
Protesto
Os pais que tinham os filhos matriculados na instituição fizeram um protesto neste último sábado, 4, em frente a creche. Apesar da satisfação dos pais quanto aos cuidados da creche, o local estava irregular e não cumpria uma série de normas, segundo informações da Vigilância Sanitária.
A creche “Sementes do Amanhecer” foi interditada após uma denúncia.
Várias famílias estão inconformadas porque não tem onde deixar seus filhos e como resultado não conseguem sair para trabalhar e trazer alimento para dentro de casa.
Por: Alzira Gavilan