
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint, imposta na última quinta-feira (27), após a empresa apresentar recurso. Apesar da liberação para venda, a agência reforça o alerta sobre possíveis reações adversas relacionadas ao uso de cremes dentais contendo fluoreto de estanho.
A Anvisa recomenda que consumidores e profissionais de saúde relatem eventuais reações adversas pelo sistema e-Notivisa. Entre os efeitos relatados estão lesões orais (aftas, feridas e bolhas), problemas na língua, sensação de dor, ardência, queimação, inchaço na boca e irritação gengival.
“A recomendação é que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto caso sintam desconforto. Se os sintomas persistirem, é essencial procurar um profissional de saúde”, destacou a Anvisa em nota oficial.
Monitoramento e fiscalização
Os profissionais de saúde devem acompanhar possíveis alterações bucais em seus pacientes e orientá-los sobre reações adversas. Além disso, a Anvisa determinou que os fabricantes garantam rótulos claros sobre possíveis efeitos colaterais e instruções de uso adequadas.
Inicialmente, a interdição do Colgate Total Clean Mint foi uma medida preventiva com duração de 90 dias para investigação das reações relatadas por consumidores, como ardência, queimação na boca e lesões. A linha de produtos substituiu a antiga Colgate Total 12, e a Anvisa recomendou que a nova fórmula não fosse exposta ao consumidor até que houvesse confirmação sobre sua segurança.
Com a revogação da interdição, a comercialização do creme dental está liberada. No entanto, a Anvisa continuará monitorando relatos e conduzindo fiscalizações. Dados do órgão apontam um padrão crescente de notificações sobre reações adversas a cremes dentais com fluoreto de estanho, tanto em plataformas oficiais quanto em redes sociais e meios de comunicação.
Posicionamento da Colgate
Em nota, a Colgate afirmou que seu produto é seguro para o uso, mas reconheceu que algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes. A empresa garantiu estar colaborando com as autoridades sanitárias e fornecendo todos os esclarecimentos necessários.
*Agência Brasil