
Como administrar a incerteza desse novo? Como ficam as emoções diante dos 365 dias desconhecidos? Como gerenciar os desejos, sonhos, vontades e expectativas?
Calma, vamos tentar responder!
Já parou para pensar na pressão das metas que estabelecemos no começo de cada ano e na dificuldade que muitas vezes encontramos ao não conseguir concretizá-las? Muitos criam listas mais com a intenção de se concentrar no que não foi feito nas metas do ano anterior. Mas será que esse é o real motivo para criarmos metas? Para ficarmos nos autoflagelando (causando dor a nós mesmos), ou será que é para olharmos o que conseguimos fazer? Mesmo que, de todos os itens, você tenha conseguido cumprir apenas um, já não é motivo suficiente para se dar o mérito e reconhecer que foi o melhor que você poderia ter feito? E quem sabe este ano seja uma nova oportunidade.
Administrar nossos desejos, sonhos, vontades e expectativas nem sempre é fácil. Muitas vezes, as coisas não saem como desejamos; elas simplesmente acontecem. O futuro é incerto para todos, não temos certeza de nada nesta vida, nem mesmo se estaremos vivos amanhã. Isso, é claro, pode gerar medo e ansiedade, mas isso não pode nos impedir de seguir em frente. Então, tenha um pouco de paciência e de autoamor com você e com o SEU tempo.
Talvez uma outra dica seja estabelecer prioridades e criar um passo a passo para alcançar cada uma dessas metas (metas reais e palpáveis). Coloque tudo no papel e se pergunte: Quais passos devo dar para alcançar o que quero para 2025? Talvez seja começar a estudar. Escreva isso e defina como alcançar esse objetivo. Por exemplo: organizar meus horários de trabalho, ir à escola fazer a matrícula, comprar os materiais necessários. Se for a compra de algum item para a casa, como por exemplo: fazer um orçamento nas lojas X e Y, separar o dinheiro ou usar o cartão de crédito…
Quando escrevemos, conseguimos visualizar e organizar melhor, porque muitas vezes, quando deixamos tudo na cabeça, é difícil. Além das metas, existem muitos outros pensamentos que podem impedir você de encontrar uma solução.
Então, vamos lá:
1º Coloque uma ordem de prioridades.
2º Passe tudo para o papel.
3º Crie estratégias para alcançar os objetivos.
4º Tenha cuidado com seus pensamentos. Entenda: ser realista e coerente com suas metas é uma coisa, mas auto sabotagem é outra! Seus pensamentos podem te fazer desistir ou seguir em frente. A diferença é qual deles você vai dar poder e acreditar.
E se, ao ler esse texto, você sentir que há dificuldades em algum aspecto, busque terapia, um profissional que possa te ajudar a lidar com essas questões. Toda semana estaremos com textos sobre Saúde Mental. Não perca!
Sarah Monteiro da Silva, é psicóloga Clínica (CRP:14/08342-7)
Pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental
Responsável pelo Instituto Apoio, Localizado na rua Jeronimo de Albuquerque, nº 1031 (sala 02) bairro Nova Lima em Campo Grande – Fone: 67 99221-8085