Alinhamento planetário promete espetáculo no céu neste fim de semana

Compartilhe:
Planetas do Sistema Solar (Imagem ilustrativa) Foto: Freepik / Gerada com IA

Neste fim de semana, o céu noturno será palco de um fenômeno astronômico especial: o alinhamento planetário. No sábado (29), Júpiter, Marte e Saturno estarão alinhados com a Lua, atingindo o ápice dessa conjunção na madrugada de domingo (30).

Segundo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp, o fenômeno é uma ilusão de ótica, resultado da posição e inclinação dos planetas em suas órbitas, visto da Terra. “O espetáculo, embora belo de se ver, é uma coincidência sob a perspectiva da Terra”, explicou Langhi ao G1.

Normalmente, os planetas aparecem dispersos pelo céu tanto pela manhã quanto pela noite. Porém, em alguns dias do ano, como neste fim de semana, eles surgem na mesma área do céu. Apesar disso, a conjunção não formará uma linha reta perfeita, pois Saturno está mais distante dos outros planetas do Sistema Solar.

A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, acrescenta que os planetas parecem seguir o mesmo caminho no céu. “O caminho que eles percorrem no céu é aproximadamente o mesmo”, explicou.

Projeção do alinhamento dos planetas deste sábado Foto: Observatório de Astronomia da Unesp/Stellarium

A NASA estima que o fenômeno continuará visível ao longo de julho. Para observá-lo, direcione seu olhar para o horizonte leste, onde o Sol nasce. Não é necessário o uso de instrumentos, apenas um local com um campo de visão amplo do céu. O melhor horário para conferir o alinhamento planetário é às 5h deste sábado.

Prepare-se para acordar cedo e testemunhar esse raro e belo alinhamento de planetas e a Lua, proporcionando um verdadeiro espetáculo no céu.