
A Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande, iniciou a construção da estação de tratamento de esgoto (ETE) BOTAS no bairro Jardim Colúmbia. Este é mais um passo importante da empresa para melhorar a infraestrutura de saneamento na cidade e garantir mais qualidade de vida à população.
A ETE BOTAS, que será instalada na Rua Turupari, 262, quadra J, terá capacidade para tratar 20 litros de esgoto por segundo, o que corresponde a 1.728.000 litros por dia. Esse primeiro módulo de operação pode ser ampliado futuramente, alcançando até 60 litros por segundo.
O presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, destacou que a previsão é atender cerca de 8 mil residências ao final do processo. “A gente espera que, a partir de março do próximo ano [2026], a ETE BOTAS esteja operando, porque tudo depende de licenças dos órgãos como a SEMADUR, por exemplo”, afirmou.
José Henrique da Cruz Ferreira, gerente de Operações da Águas Guariroba, destacou o empenho da concessionária no planejamento e execução da obra, “Já fizemos a limpeza do terreno, agora estamos fazendo a terraplanagem, tudo conforme o planejamento.” Ele ressaltou também que o objetivo da empresa é minimizar os impactos à população durante as obras, garantindo que o processo seja o mais ágil e eficiente possível.
Com a construção da ETE, milhares de ligações de esgoto serão atendidas, abrangendo não apenas o Jardim Colúmbia, mas também bairros vizinhos como Nova Lima, Jardim Anache e imediações do Alphaville.
O gerente da Águas Guariroba explicou que, devido à rede de esgoto já implantada na região, o trabalho inicial consistirá em sondagens para verificar eventuais obstruções, “O que deverá ser feito são sondagens, verificando se pode estar obstruída ou entupida, e a população poderá notar as equipes trabalhando no local.”
Ainda segundo José Henrique da Cruz Ferreira, assim que a ETE BOTAS estiver pronta para operação, a população será devidamente informada para a realização das ligações e adequação à rede. O investimento realizado pela Águas Guariroba visa atender ao crescimento da região norte de Campo Grande, que abriga o bairro mais populoso de Mato Grosso do Sul, o Nova Lima.
A obra no Jardim Colúmbia, que é um parcelamento do grande Nova Lima, tem como objetivo melhorar as condições de saneamento básico, além de contribuir para a preservação ambiental, saúde pública e qualidade de vida para a população local.

